Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Sebastião Bugalho, os media e a política

26.04.2024

O candidato da AD, até há dias apresentado como jornalista, ilustra o ambiente mediático-político em que jornalismo e comentário politizado se misturam cada vez mais, em que ambos são usados como plataforma para outros voos – e quem tudo se submete a uma pura lógica performativa.

“Operação Influencer”: uma enorme crise institucional

19.04.2024

O caso sem precedentes na democracia portuguesa deveria provocar um sobressalto na Presidência da República e nos partidos, no Ministério Público e na PGR, na burocracia estatal e legal, na regulação do ‘lobbying’ – e na cobertura jornalística.

Guerras culturais à portuguesa

12.04.2024

O terreno tem vindo a ser preparado para que cá dentro, como lá fora, o debate público oscile cada vez mais entre dois polos de gente sem dúvidas.

A vida difícil do novo governo em 5 pontos

05.04.2024

O “não é não” total deixará André Ventura como quer – auto vitimizado, a puxar pelas credenciais “anti-sistema”, sempre sem ser testado. Será um erro a pagar, desde logo, pelo próprio PSD.

A política está mal, os cofres nem por isso

28.03.2024

O excedente orçamental de 2023 é histórico – e não só pela sua dimensão. A política partidária pode estar como está, mas nas finanças públicas, um eterno ponto fraco português, atravessamos um raro bom momento.

O fosso artificial entre PSD e PS no Orçamento

15.03.2024

A proximidade real entre o PS e o PSD em matéria orçamental ilustra que o fosso entre os dois grandes partidos portugueses, que ainda representam perto de 60% dos votos, não assenta em visões irreconciliáveis. A razão é a tática política. O risco é o reforço da importância, e da normalização, da direita radical, que ainda não tem um teto eleitoral.

A verdadeira crise de governabilidade

08.03.2024

Mesmo que haja um governo depois de 10 de março, e mesmo que esse governo passe o teste do Orçamento em novembro, o ambiente político e mediático em que se moverá é inimigo da ação nas políticas públicas mais importantes.

A imigração já é tema – e não deve ser tabu

01.03.2024

Nenhum político deve ter medo de falar sobre o que as pessoas observam e sentem – a incapacidade de falar foi um dos pontos que levou ao crescimento do populismo na Europa. Mas quem o faz, sobretudo num partido do centro como o PSD, tem a obrigação de calibrar a mensagem.

Os recuos de Pedro Nuno e a tentação do PSD

23.02.2024

O segundo recuo de Pedro Nuno Santos, a pedir “reciprocidade” ao PSD na garantia de viabilização de um governo minoritário, é o reconhecimento de que não será primeiro-ministro depois de 10 de março ou que o será apenas por alguns meses – mesmo que ganhe as eleições.

Altice e Fosun: o ocaso de dois poderes pós-troika

16.02.2024

Os dois grandes conglomerados sobreendividados não foram bons acionistas do BCP e da ex-PT, de que estão agora a desinvestir a ritmos diferentes. Ambos espelham a transitoriedade de uma parte do novo poder económico que emergiu do pós-crise.

Ventura não se importa que o chamem Pedro Nuno

09.02.2024

Tal como fizeram outros partidos populistas de direita radical na Europa, o Chega está a mudar a mensagem económica para a defesa de um Estado social para “os que merecem” e do ataque ao liberalismo. O potencial eleitoral, à direita e à esquerda, é real.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio